QUEM SOMOS

O CENTRO ESPÍRITA "MANSÃO DO CAMINHO" EURÍPEDES BARSANULFO, inaugurado em 25 de dezembro de 1960, é uma associação civil sem fins lucrativos, religiosa, filantrópica e cultural, que tem por objetivo o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita, como Religião, Filosofia e Ciência, nos moldes da Codificação de Allan Kardec.  Localizado na Av. Brasil 233, centro, Quirinópolis, o Centro Espírita Mansão do Caminho Eurípedes Barsanulfo tem por finalidade promover o estudo, a difusão e a prática do Espiritismo no seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso, com base nas obras da Codificação efetuadas por Allan Kardec, com vistas à vivência do Evangelho de Jesus pelos homens, de maneira voluntária, consciente e permanente.

NOSSA HISTÓRIA


 O Centro Espírita Mansão do Caminho Eurípedes Barsanulfo nasceu, juridicamente, com o registro de seu estatuto social, no dia 21 de julho de 1961, resultado dos esforços de um grupo de espíritas, destacando-se o trabalho incansável de uma valorosa mulher, Sebastiana Martins da Costa (Bebé).
No ano de 1959, um pequeno grupo reunia-se na residência de Manoel Pereira Ramos, para as atividades espíritas. A cidade de Quirinópolis era pequena e tradicionalmente católica. A doutrina espírita era, ainda, incompreendida pela maioria das pessoas. No entanto, a jovem Bebé, espírita e médium, movimentou recursos humanos e financeiros para fundar no município de Quirinópolis o primeiro centro espírita.

                                  Primeira sede, inaugurada em 1960


 Amparada pela espiritualidade e aconselhada por Francisco Cândido Xavier, Bebé e seu esposo, Lino da Costa Filho, juntamente com o apoio de Francisco Martins, Manoel Pereira Ramos e Manoel Ferreira, à época recém-chegado de Sacramento, Minas Gerais, conseguiram depois de muita luta, a doação, pela Câmara Municipal, de um lote de terreno, situado na Av. Brasil 233, para a construção do Centro Espírita.

Pronunciamento de Jerônimo Mendonça, na inauguração do Centro Espírita Mansão do Caminho


No dia 25 de dezembro de 1960 foi inaugurada a primeira sede do Centro Espírita Mansão do Caminho, com a presença de Jerônimo Mendonça da cidade de Ituiutaba, e de companheiros espíritas que vieram de Uberaba, na companhia de José Ribeiro.
A designação Centro Espírita Mansão do Caminho Eurípedes Barsanulfo foi sugerida pela espiritualidade, por meio de uma mensagem recebida por uma médium que integrava a caravana de José Ribeiro. A mensagem sugeria o nome de Euripedes Barsanulfo em homenagem a esse valoroso espírita que viveu na cidade de Sacramento, um dos maiores médiuns que o Brasil conheceu.

                               Primeira turma de evangelização infanto-juvenil 


O primeiro estatuto social foi registrado no Cartório do Segundo Ofício desta Comarca, no dia 21 de julho de 1961, no livro R-2, de Registro Integral de Títulos e Documentos, número de ordem 210, fls. 22/27, fazendo-se constar a primeira diretoria:

Presidente de Honra       Manoel Ferreira 
Presidente                       Sebastiana Martins da Costa
Vice-Presidente               Lino da Costa Filho    
1º Secretário                   Tarzan Teixeira Nery


Venha nos fazer uma visita e participar de nossas atividades públicas, assistenciais e doutrinárias.




Estamos localizados na Avenida Brasil n. 233, centro, Quirinópolis- Goiás.




Nenhum comentário:

Postar um comentário